Qual o melhor empréstimo?

Há quem fuja dos empréstimos, pagando tudo à vista. Outros, em compensação, vivem contando com crédito e acumulam dívidas nas mais diversas opções.

Nem um extremo, nem outro: para uma boa gestão financeira, é preciso contar com empréstimos no momento certo, escolhendo a opção que oferece as melhores condições de pagamento para ajudar a realizar sonhos como a compra de uma casa, a abertura de um negócio ou uma nova formação profissional.

Mas como saber qual o melhor empréstimo? Confira neste artigo!

Como saber qual o melhor empréstimo?

Quando precisar contar com crédito, você deve analisar alguns pontos para entender se aquela opção é adequada para você. Entre elas estão valor das parcelas, prazo para pagamento, valor máximo a ser liberado e, principalmente, taxas de juros cobradas.

São os juros que definem se uma dívida é cara ou barata, ou seja, qual o seu potencial de multiplicar-se ao longo do tempo. Opções de crédito com menores taxas de juros são as ideais, para não prejudicar a sua organização financeira.

Os vilões dos empréstimos

Entre as opções de crédito disponíveis no mercado, existem algumas das quais você deve fugir, pois só prejudicam suas finanças. Saiba quais são os vilões do crédito!

Rotativo do cartão de crédito

Ele é sem dúvida o maior vilão para as finanças dos brasileiros! Se você usa o rotativo do cartão de crédito toda vez que opta pelo pagamento mínimo da fatura, precisa cuidar para não virar uma bola de neve. O problema é que as taxas de juros são as mais altas entre as modalidades de crédito disponíveis no mercado, ultrapassando os 400% ao ano.

Cheque especial

Outro grande vilão entre as opções de crédito é o cheque especial, valor pré-aprovado utilizado toda vez que sua conta fica no negativo. As taxas de juros ficam em torno de 13% ao mês. Ou seja, mesmo que utilize o crédito por poucos dias, haverá um impacto significativo em suas finanças.

Empréstimo pessoal

Seu banco certamente já ofereceu um empréstimo pessoal pré-aprovado para você, não é mesmo? Então não caia na tentação de aceitá-lo sem antes analisar muito bem as condições!

Geralmente, essa modalidade de crédito está entre as piores com as quais você pode contar quando precisa de dinheiro. De qualquer forma, sempre é possível negociar a redução dos valores com a instituição financeira.

Crédito para negativado

Esta tem sido uma opção de crédito bastante procurada por desempregados ou aposentados, uma vez que não há restrição para quem está com o nome sujo ou tem dificuldade em comprovar renda.

As taxas de juros, porém, são bastante altas, devido ao alto índice de inadimplência. E a possibilidade de sua dívida multiplicar-se é muito grande neste caso!

Quais são as melhores opções para quem precisa de crédito?

Não se preocupe, se precisar de um empréstimo para realizar algum sonho ou, até mesmo, para se livrar das dívidas mais caras, existem boas opções com as quais pode contar.

Crédito com garantia

Sem dúvida, essa é a melhor opção de crédito disponível hoje no mercado. Se você possui um carro ou um imóvel em seu nome, pode contratar essa modalidade na qual seu bem serve como garantia para o empréstimo.

Devido a essa garantia as taxas de juros mensais para o Crédito com Garantia de Imóvel ficam em torno de 1,14% a.m. mais IGPM, e de refinanciamento do automóvel em 1,95% a.m.

Financiamento de imóvel ou automóvel

Para quem adquire um bem, os diferentes financiamentos costumam ser as melhores opções. Quanto maior for o valor da entrada, melhores serão as condições de pagamento. Lembre-se também de consultar diferentes bancos e modalidades, pois existem diferenças importantes entre eles.

Crédito consignado

Apesar de não ser um dos vilões dos empréstimos, o crédito consignado deve ser considerado apenas em casos de emergência. Devido as suas taxas de juros, e pelo fato de que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Esta opção é disponível apenas para empregados em empresas privadas, servidores públicos e aposentados do INSS. E é isso que garante segurança aos bancos pela garantia de pagamento.

O único problema é que, em caso de uma situação inesperada, você não poderá escolher qual conta pagar, afinal a parcela do empréstimo já terá saído diretamente de seu pagamento.

Educação financeira é caminho para as melhores escolhas!

Agora que você já sabe qual o melhor empréstimo a tomar quando precisar de crédito, é importante entender que uma boa organização das finanças passa sempre por uma educação financeira.

Se você quer assumir dívidas sem medo, conheça bem seu orçamento, seus objetivos financeiros e como o dinheiro pode estar ao seu lado na realização desses sonhos.

Siga a Bari Promotora para continuar recebendo dicas para melhorar sua organização financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *