Organize suas finanças com práticas do dia a dia

A educação financeira pode mudar a vida das pessoas. Planejar as finanças, pode deixá-la mais prazerosa.

Um gasto aqui e outro ali, quando você vê o dinheiro já foi embora. Para manter um controle eficiente das finanças, todo cuidado é pouco e, mais do que isso, criar um hábito, uma rotina.

O planejamento e controle financeiro, apesar de ser uma ação simples de ser aplicada, para muitas pessoas, pode ser um ‘tanto dolorida’, já que trocar uma satisfação imediata (realizar uma viagem, comprar uma TV ou fazer aquela festa inesquecível) por uma promessa de equilíbrio financeiro no futuro pode não ser tão fácil assim.

Segundo um estudo da Northwestern Mutual (2014), pesquisa que explora dados sobre planejamento financeiro nos Estados Unidos, ‘quanto mais disciplina um indivíduo emprega no planejamento financeiro, mais seguro se sente no presente e isso contribui para que alcance suas metas. 

Viu como é importante? E a boa notícia é que fazer um planejamento financeiro não é um bicho de sete cabeças.

Separamos algumas dicas de como as finanças podem ser controladas se estiverem organizadas através de ações práticas do dia a dia. Confira!

Comece organizando as contas pessoais

Faça uma análise dos gastos e receitas mensais. E para poder planejar é essencial que você saiba exatamente o quanto ganha por mês, o quanto gasta e onde gasta.

Comece analisando todas as suas fontes de receitas, seja elas fixas ou variáveis e, em seguida separe todas as despesas que teve no mês e em que categoria (Educação, Transporte, lazer, Entretenimento, entre outros). Isso irá possibilitar que você conheça os seus gastos e saiba se eles estão sendo maiores que as suas receitas – identificando possíveis economias.

Utilize uma planilha de gastos

Mensurar o quanto você gasta é essencial para o planejamento financeiro. Para facilitar este processo, comece montando uma planilha simples no Excel ou mesmo em outros modelos encontrados prontos na internet. Todas as despesas, como residenciais (luz, água, limpeza, etc), educação, alimentação, entre outros devem ser inseridos na planilha. Procure se lembrar de todos os seus custos diários e crie uma rotina de lançamento na planilha. Quanto mais certeira for a previsão, menor a chance de ter um susto no final do mês.

Tome cuidado com os parcelamentos

Os parcelamentos fazem parte das finanças de muitas pessoas, já que comprar à vista nem sempre é possível. No mercado, as opções de compras parceladas são inúmeras, que em muitos casos, se perdem de vista. Mas assim como todo pagamento, o prazo de quitação vai chegar – e é aí que o problema se encontra. Fique atento ao somatório das parcelas mensais e, ao efetuar uma nova compra, lembre-se que já existem dívidas em aberto. É sempre melhor evitar os parcelamentos, economizar dinheiro com antecedência, além da possibilidade de negociar e conseguir um bom desconto na hora de adquirir um bem ou produto. Mas se esta opção não for válida, evite, pelo menos, ter mais de um parcelamento simultâneo.

Crie metas que sejam possíveis de serem alcançadas

Quando você tiver todas as despesas levantadas e controladas, é hora de economizar! Para que isso se concretize, trace metas de redução de gastos mensais, possíveis de serem alcançados. O planejamento começa por especificar suas metas. Ou seja, a medida que os objetivos forem sendo atingidos, crie novas metas e vá colocando em prática. Quando você menos esperar, vai perceber que, além de ter conquistado as finanças de forma eficiente, vai conseguir reservar certa quantia para as épocas de aperto.

Aprenda a investir dinheiro

Depois de você aprender a poupar é hora de investir o dinheiro que sobrou. Antes de qualquer coisa é preciso conhecer seu perfil de investidor (conservador, moderado, ousado) e a quantia que tem disponível para investir. Através desta análise, alinhe seus objetivos financeiros e busque investimentos que sejam adequados ao que deseja.

Faça seu planejamento financeiro pessoal e dê um ‘up’ nas suas finanças. Compartilhe conosco suas experiências e não se esqueça de seguir a Bari Promotora nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *