Diferenças entre financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel

Você sabe como diferenciar o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel?

Quando se está procurando por formas de obter empréstimo, uma pergunta muito comum é sobre as diferenças entre financiamento e crédito com garantia de imóvel imobiliário. Mas afinal, para que serve cada uma dessas modalidades de crédito?

Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é voltado para pessoas que desejam adquirir um imóvel, seja ele comercial ou residencial, novo ou usado.

E como funciona?

Existem várias modalidades de financiamento imobiliário, com condições que dependem do tipo do imóvel, do perfil do comprador e do banco que está cedendo o empréstimo. E para avaliar a melhor opção, o mais indicado é fazer uma simulação nas principais instituições financeiras, além de comparar o custo efetivo total (CET) que é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. Também fique atento ao percentual necessário para entrada em cada uma das opções.

Aqui na Bari Promotora esse tipo de crédito tem prazo para pagamento de até 15 anos mas pode variar dependendo do banco e o score do cliente, além do valor da entrada e das parcelas contratadas pelo comprador.

Vale lembrar que, enquanto o imóvel não estiver com o financiamento quitado, o proprietário não poderá negociá-lo sem autorização da instituição financeira e repasse da dívida para o novo comprador.

Benefícios do financiamento imobiliário

– Trabalhadores empregados no regime FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), podem utilizar esse recurso como entrada em algumas modalidades de financiamento.

– As taxas de juros, apesar de altas, ainda são inferiores a outras modalidades de crédito.

– Não é necessário quitar o financiamento para poder morar no imóvel.

– Os bancos oferecem condições especiais para seus correntistas.

Crédito com garantia de imóvel

Diferentemente do financiamento imobiliário, o crédito com garantia de imóvel (CGI) é uma forma de empréstimo em que o solicitante utiliza seu imóvel como garantia.

Como funciona

O CGI é a obtenção de empréstimo de até 50% do valor de avaliação do imóvel e solicitante deve ser proprietário do imóvel. Para a liberação do recurso é necessário análise de crédito e jurídica, além da avaliação da propriedade. Esta é a modalidade de crédito ideal para quem precisa realizar algum sonho, mas não quer abrir mão dos bens que já possui.

Benefícios do CGI

– Taxas de juros inferiores a outras opções de crédito, como cheque especial, cartão de crédito e consignado.

– Até 20 anos para quitar o empréstimo.

– Parcelas que cabem no bolso.

– O imóvel continua no seu nome e você continua utilizando-o normalmente. A única mudança é que ele passa a ser alienado para a instituição financeira (alienação fiduciária).

Além desses benefícios, aqui na Bari Promotora você ainda tem uma carência de até 6 meses para começar a pagar.

E qual a melhor opção de crédito?

Você deve ter percebido que crédito com garantia de imóvel e financiamento imobiliário são opções bastante distintas de obtenção de empréstimo. Mas optar por cada uma delas vai depender do seu momento de vida e dos sonhos que pretende realizar neste momento.

Mesmo assim, é importante perceber o quanto comprar um imóvel é um investimento interessante, pois após quitar o crédito, você tem um bem que eleva o seu capital.

Ainda está com dúvidas? Compartilhe com a gente e não esqueça de seguir a Bari Promotora nas redes sociais pois a resposta também pode estar lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *